Nessa sessão, sem a necessidade da Revista Ciência Espirita completa, pode-se acessar diretamente os periódicos de pesquisas e estudos. O intuito principal de tal opção é a vinculação e acesso rápido para citações e links.
Para localizar o artigo por palavra-chave pressione CTL+F ou COMMAND + F (Apple) e digite a palavra para busca na página.
__________________________
IDENTIFICAÇÃO DA NECESSIDADE DE DESTREZA DE ESPÍRITOS EM CASOS MEDIÚNICOS
Sandro Fontana
RESUMO
O presente trabalho analisou cartas psicografadas com o objetivo de verificar a possibilidade de uma real necessidade na habilidade de espíritos se comunicarem, isto porque pouco se comentou ou se cogitou sobre uma capacidade além da mediunidade ou sintonia entre médium-espírito Optou-se por um método qualitativo onde, num mesmo momento de comunicação mediúnica, dois espíritos estariam se comunicando quase que ao mesmo tempo e fossem da mesma família. Usou-se, como referenciais, os grafísmos produzidos nas cartas e os originais dos falecidos. Após uma análise dos dados e literatura de pesquisadores do espiritismo do passado, se pode concluir que os resultados apontaram para uma real possibilidade em algum tipo de habilidade por parte dos espíritos, uma vez que o médium, por outro lado, necessitava do máximo de passividade possível. Utilizou-se dos relatos de médiuns e espíritos, de forma empírica (como Kardec o fez) para colaborar na conclusão do mesmo.
PALAVRAS CHAVE: Médium, espiritismo, ciência espírita, psicografia, paranormalidade.
__________________________
CASO DE XENOGLOSSIA EM SANTA CATARINA
Clóvis Nunes
RESUMO
Este trabalho relata um fato ocorrido na cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina (Brasil). Numa das sessões de psicografia, onde vários espíritos de renome se manifestam publicamente, um deles, de origem Indiana usa do braço do médium para escrever em seu idioma nativo algumas palavras que o identificam. Posteriormente o pesquisador, por não conhecer o referido grafismo, leva o material a um casal de origem indiana que conhecem as variações da língua de seu país de origem. Sem saberem do que se tratava, ambos confirmaram que o escrito se tratava do nome da referida entidade manifestante.
PALAVRAS CHAVE: Médium, xenoglossia, EVP, TCI, espiritismo, ciência espírita, psicografia, paranormalidade.
__________________________
Uma Experiência de Quase Morte Estudada Prospectivamente com Percepções Corroboradas Fora do Corpo e Cura Inexplicada
Penny Sartori, R.G.N., Ph.D. Morriston Hospital, Swansea, South Wales
Paul Badham, Ph.D. Alister Hardy Religious Experience Research Centre, University of Wales, Lampeter
Peter Fenwick, M.B.B.Chir., D.P.M. Department of Mental Health, Southampton Institute of Psychiatry, Kings College, London[1]
RESUMO
Existem relatos de experiências fora do corpo (EFCs) e curas ocorrendo durante experiências de quase-morte (EQMs). Nós relatamos um caso no qual havia forte evidência tanto para cura quanto para uma EFC verídica. A experiência do paciente foi pensada ter ocorrido enquanto ele estava inconsciente em uma unidade de terapia intensiva (UTI). O relato do paciente sobre a sua EFC continha muitos elementos verídicos que foram verificados pela equipe médica responsável pela sua situação de emergência. Ele tinha uma mão atrofiada, em forma de garra, e dificuldades para andar devido a uma hemiplegia sofrida desde o nascimento. Após a experiência, ele foi capaz de abrir a mão e apresentou uma melhora notável na sua capacidade de se locomover.
PALAVRAS-CHAVE: experiência de quase-morte; experiência fora do corpo; estudo prospectivo; cura.
__________________________
UM CASO DE FENÔMENO DE VOZ ELETRÔNICA EM LABORATÓRIO CASEIRO
Suely Raimundo
RESUMO
O presente trabalho relata um caso onde, num pequeno laboratório caseiro, foi possível captar uma voz através de um gravador de fita cassete. A autora/ pesquisadora tenta comunicação com espíritos para obter noticias do filho falecido. Ao contrário do esperado, não surge uma voz de adulto para lhe dar alguma noticia mas sim uma voz infantil condizente com a idade que o menino teria em vida. Tal experimento enfraquece a hipótese do cérebro humano gerar algum tipo de fenômeno, pois neste caso a pesquisadora esperava um contato de um adulto em resposta.
PALAVRAS CHAVE: Transcomunicação Instrumental, Fenômeno eletrônico de voz, EVP, TCI, espiritismo, ciência espírita, paranormalidade.
__________________________
AS CRIANÇAS QUE ALEGAM LEMBRAR-SE DE VIDAS PASSADAS: CASOS COM REGISTROS ESCRITOS FEITOS ANTES DA PERSONALIDADE PRÉVIA SER IDENTIFICADA
Artigo traduzido por Vitor Moura Visoni e Julio César de Siqueira Barros
H. H. Jurgen Keil – Psychology Department University of Tasmania, Hobart, Tasmania, Australia
Jim B. Tucker – Division of Personality Studies University of Virginia Health System, P.O. Box 800152 Charlottesville, VA 22908-0152 e-mail: jbt8n@virginia.edu
RESUMO
Crianças que alegam lembrar vidas passadas têm sido descritas na literatura científica por mais de 40 anos, e em muitos casos suas famílias identificaram um indivíduo morto cuja vida acredita-se a criança esteja recordando. Estes casos têm sido criticados na seguinte base: após as famílias da criança e do indivíduo morto se encontrarem e trocarem informações, elas podem acabar por atribuir à criança mais conhecimento sobre esse indivíduo do que ela realmente demonstrou. Um caso é apresentado em que o investigador registrou as declarações de uma criança na Turquia e então descobriu subsequentemente que elas correspondiam em muitos detalhes à vida de um homem que viveu em Istambul a 850 km de distância e que morreu 50 anos antes de a criança nascer. Uma revisão de casos semelhantes em que registros escritos foram feitos antes de o indivíduo morto ser identificado indica que eles apresentam um sério desafio à suposição de que este fenômeno seja devido a informações falsamente creditadas.
PALAVRAS-CHAVE: casos de reencarnação – fenômeno paranormal – memórias da infância
__________________________
Um Caso Japonês com Memória de Vida Passada
OHKADO MASAYUKI – Faculty of General Education, Chubu University, Aichi, Japan Division of Perceptual Studies, University of Virginia,
Charlottesville, VA
ohkado@isc.chubu.ac.jp
Publicado pelo Journal of Scientific Exploration, Vol. 27, No. 4, pp. 625–636, 2013 0892-3310/13
RESUMO
Este artigo apresenta o caso de uma criança japonesa que afirma se lembrar de suas memórias da vida passada. O caso mostra o padrão freqüentemente observado do tipo CORTs, amplamente investigado pelo Dr. Ian Stevenson e outros: Na idade de três anos, a criança começou a falar sobre uma vida que ele afirmava ter vivido antes, e mostrava um comportamento um tanto incomum em sua atual família e inexplicável pela sua vida atual, mas que, aparentemente, corresponde à “vida passada”; ele também mostrou um forte desejo de voltar para sua mãe anterior. Suas memórias, no entanto, começaram a desaparecer com cerca de sete anos de idade e estavam quase que completamente extintos quando a criança foi entrevistada na idade de nove anos. O caráter inusitado do presente caso é o lugar que a criança alegou ter vivido está bem longe do seu lugar de residência atual. Apesar das informações detalhadas que a criança deu, o caso está sem solução no momento. A principal contribuição deste trabalho será o de relatar praticamente o primeiro CORT japonês desde o caso do século XIX, de Katsugorô, um dos 44 casos que inspiraram Dr. Ian Stevenson para começar a pesquisar o tema.
PALAVRAS-CHAVE: casos de reencarnação – fenômeno paranormal – memórias da infância – espiritismo – vidas passadas
__________________________
Três Casos do Tipo Reencarnação na Holanda
TITUS RIVAS – Athanasia Foundation, Darrenhof 9, 6533 RT Nijmegen, The Netherlands
RESUMO
Este artigo apresenta breves resumos de três casos holandeses não resolvidos do tipo reencarnação (CORTs). O autor acredita que estes casos apresentam uma estrutura semelhante aos CORTs estudados pelo Dr. Ian Stevenson da Universidade de Virgínia, seus colegas e outros pesquisadores independentes no campo. Portanto, conclui que é plausível interpretar estes casos de um modo semelhante. Além disso, ao menos um destes casos aparenta mostrar características paranormais que parecem corroborar a hipótese de reencarnação. A contribuição principal deste artigo pode consistir na adição de CORTs holandeses na literatura sobre a pesquisa da reencarnação.
PALAVRAS-CHAVE: casos de reencarnação – fenômeno paranormal – memórias da infância – espiritismo – vidas passadas
__________________________
PERÍCIAS GRAFOSCÓPICAS EM CARTAS PSICOGRAFADAS
SANDRO FONTANA – Instituto de Pesquisas Psicobiofísicas de Porto Alegre
RESUMO
O presente artigo se propõe a ilustrar alguns fatos importantes sobre a psicografia mecânica e análises grafoscópicas, incluindo o parecer técnico grafoscópico, publicado junto ao livro Cartas Da Imortalidade, do médium Nilton Sousa.
PALAVRAS-CHAVE: Escrita automática – psicografia – grafoscopia – médium – espiritismo
__________________________
A INTERAÇÃO MENTE-MATÉRIA: DESCOBERTAS DA PARAPSICOLOGIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA CIÊNCIA ESPÍRITA
Felipe Fagundes – Instituto de Pesquisas Psicobiofísicas de Porto Alegre – E-mail:felipefagun@hotmail.com
RESUMO
Há milênios filósofos vem se questionando e elaborando idéias e teorias sobre a dualidade do ser humano, como um ser material e espiritual. A espiritualidade foi aceita durante milênios, até o advento da evolução do método científico pelo século XVII. A partir de então o paradigma da ciência atual não contempla a mente como um ser independente, mas sim um produto do cérebro humano. Embora não demonstrado satisfatoriamente, aos olhos da ciência, ambas as hipóteses mantém-se ainda estudos nos dois campos. Este trabalho oferece uma prospecção literária ampla onde visa encontrar aspectos de tais características dentro do paradigma espirita, o qual encontrou evidências para acreditar que a relação mente-matéria demonstra sua atuação no dia-a-dia humano e pode ser utilizado de forma benéfica ou não, descartando a hipótese tradicional cartesiana como a melhor explicação.
PALAVRAS-CHAVE: Mente-matéria – filosofia – espiritismo – parapsicologia – materialismo
____________________________
O ESPIRITUALISMO MODERNO COMO ESCOLA DO ESPIRITISMO
HERIVELTO CARVALHO – Membro do Centro de Pesquisa e Documentação Espírita (CPDoc Espírita); Delegado da Confederação Espírita Pan-americana (CEPA) em Ibatiba ES; Membro da Associação Caminhos para o Espiritismo.
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo apresentar argumentos que refutam a crença de que o Espiritualismo Moderno seria um movimento destituído de um corpo doutrinário, bem como, promover uma breve reflexão sobre suas características filosóficas e científicas que o classificam como uma escola de pensamento espírita.
PALAVRAS-CHAVE: Espiritismo – espiritualismo – doutrina espirita – filosofia
__________________________
REENCARNAÇÃO E OS ESTUDOS CIENTÍFICOS
Antonio Aroldo Lins Soares – IPCE – Instituto de Pesquisas em Ciências Espiritas
RESUMO
A temática reencarnação está presente em muitas investigações cientificas. Ao longo dos anos, muitos pesquisadores sérios vem fazendo um trabalho árduo, tentando coletar mais dados e melhorar métodos investigativos. O presente artigo analisa pesquisas e autores a respeito de instigações sobre a reencarnação.
FLUIDIFICAÇÃO DA ÁGUA: AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE ASPECTOS MEDIÚNICOS
Geison Moreira Freire – MsC.(Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo) Marta
Ligia Pereira da Silva – PhD(Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Centro de Estudos Espíritas Allan!Kardec (CEEAK)
RESUMO
O presente estudo teve por objetivo fazer uma avaliação preliminar dos aspectos mediúnicos para a identificação, por clarividência (ou mediunidade de visão), de uma seleção de amostras de água fluidificadas, misturadas à amostras não fluidificadas. O estudo apontou para uma forte evidência de tal capacidade, uma vez que o índice de acerto ficou em 80% (n=10), algo bem acima do esperado para uma possível coincidência. O estudo verificou certas nuances que devem ser observadas para futuras pesquisas nesse campo.
PALAVRAS-CHAVE: Espiritismo – passes – fluidificação da água – energia Ki
__________________________
TRABALHO COMPLEMENTAR COM INFORMAÇÕES SOBRE FLUIDIFICAÇÃO DA ÁGUA
Felipe Fagundes – INSTITUTO DE PESQUISAS PSICOBIOFÍSICAS
RESUMO
O presente artigo faz um resumo de alguns pontos cruciais para melhor compreensão de alguns pontos relativos a fluidificação da água ao longo dos anos. O trabalho, indiretamente, gera um suporte ao artigo publicado na edição DEZ/2015 (desta mesma revista), trazendo comparativos resumidos sobre a temática frente a estudos mais recentes.
POSSIVELMENTE UM CASO ÚNICO DE RESOLUÇÃO DE UM CRIME POR UM PSÍQUICO
por Guy Lyon Playfair e Montague Keen
RESUMO
“Médium pega assassino e prova vida após a morte” foi a manchete memorável da edição de 27 de outubro de 2001 do Psychic’News, referindo-se a um então recente caso que emergiu em que uma jovem mulher chamada Christine Holohan forneceu à polícia uma série de informações exatas, detalhadas e específicas sobre um assassinato alguns dias depois de ocorrido, recebidas ostensiva e diretamente da vítima morta. Um registro mais detalhado do caso foi dado por um dos detetives envolvidos no inquérito do assassinato no Journal of the Police Federation (Batters, 2001). Com a plena cooperação dele e de Holohan, nós examinamos o caso cuidadosamente e concluímos que no mínimo se poderia dizer que “Médium fornece informações-chave que ajudam a levar à condenação de um assassino e é altamente sugestivo da sobrevivência de um desencarnado”.
PALAVRAS-CHAVE: Médium – crime – investigação criminal
__________________________
ESTUDO INVESTIGATIVO DE MANIFESTAÇÃO DO ESPIRITO DE CHICO XAVIER ATRAVÉS DE UM MÉDIUM DE UMBANDA
Sandro Fontana – Instituto de Pesquisas psicobiofísicas de Porto Alegre
RESUMO
O presente estudo surgiu após uma constatação, não planejada, da observação de semelhança de escritas em cartas psicografadas com o grafismo original do médium falecido Francisco Xavier em um médium umbandista. Após verificação detalhada se constatou forte semelhança com o grafismo original do médium falecido, diferenciando-se drasticamente do grafismo original do médium atuante NIS (nome fictício do médium). A investigação contou com amostras originais de um dos mentores declarados do médium, este que viveu no Brasil em sua ultima encarnação, constatando-se não haver semelhança alguma com as amostras das cartas psicografadas. Com os dados coletados foi possível concluir que o plano espiritual não escolhe crenças ou ideologias para se comunicar, sendo essas (crenças e religiões) algo limitado à ignorância terrena, onde muitos difundem preconceitos e separações em vez de uniões para um bem comum.
PALAVRAS-CHAVE: Médium – Chico Xavier – psicografia – escrita automática – umbanda
__________________________
PROCEDIMENTOS DA SOCIEDADE DE PESQUISAS PSÍQUICAS
DO ORIGINAL – Proceedings of the Society for Psychical Research – Parte LXXXI – Abril de 1921
por Henry Sidgwick
RESUMO
O presente relatório cita a introdução de um dos procedimentos da SPR e traz uma demonstração de como eram elaborados experimentos mediúnicos controlados para testes de leitura de livros com uso de médiuns no inicio do século XX. Neste referido trabalho o relator detalha alguns dos casos pesquisados, na época, com a médium Gladys Osborn Leonard e sua mentora Feda. O autor analisa, entre as hipóteses variantes, para verificar se a comunicação poderia ser oriunda de espíritos ou de algum fenômeno paranormal. Este estudo traz a tona algumas informações importantes ao meio espirita, onde fica evidente que nem todos os espíritos conseguem efetuar determinadas ações simples, tais como verificar ou ler uma página de um livro, estando no mundo espiritual. O trabalho parece evidenciar a dissociação da “tridimensionalização” com a percepção da “visão” em outra dimensão, isto é, demonstrando que a visão não passa de uma espécie de percepção, onde sugere estar associada a vários fatores. Um destes é o “efeito memória” também conhecido por telemetria.
PALAVRAS-CHAVE: Mediunidade – mentor – vidência – clarividência – leitura a distância
__________________________
ÁGUA FLUIDIFICADA SOB ANÁLISE BIOELÉTROGRAFICA – Duas Rodadas de Experimentos Exploratórios
Sandro Fontana, Grd – Instituto de Pesquisas Psicobiofísicas de Porto Alegre
Vania Maria Abatte, Grd – Núcleo de Pesquisas Landell de Moura
RESUMO
O presente estudo replicou, com uma metodologia mais atualizada, relatos de observações de aumento de luminescência em amostras de águas fluidificadas ou energizadas por manipuladores de energia Ki ou médiuns, sob uma análise com as conhecidas “máquinas de Kirlian”. Numa primeira fase se explorou a diferenciação de materiais para a verificação e o sistema de aterramento. Na segunda fase se analisaram amostras de água submetidas à imposição de mãos com o intuito de cura. Os resultados sugerem diferenciação nas amostragens fluidificadas, comparado com a amostra controle.
PALAVRAS-CHAVE: Kirlian – bioeletrografia – passe – água fluidificada – Ki
__________________________
A FORÇA DA AYAHUASCA (PARTE I) – Uma análise pela Ciência Espírita
POR KRAYHER
RESUMO
O estado mediúnico provocado é uma prática milenar. O desenvolvimento mediúnico estando a mercê de predisposições ainda desconhecidas no organismo humano, demonstra de forma clara que as faculdades ditas espirituais, podem apresentar-se em qualquer ser dotado de uma organização física, como os homens e os animais. Acredita-se que os homens das cavernas utilizavam compostos orgânicos para alcançar o estado de transe sonambúlico, e que tal prática teria auxiliado no desenvolvimento cognitivo. As pinturas análogas a seres interplanetários, naves, e outras formas celestiais nas paredes das cavernas de vários locais do mundo, sugerem que não havia nesta prática apenas um ensaio de arte, mas o registro das visões em estado alterado de consciência dos nossos primitivos. A mediunidade também surge naturalmente nos seres humanos, geralmente apresenta-se na infância, com sua intensidade variável e na maior parte dos casos, pode ser suprimida durante período indeterminado. Neste artigo analisamos a mediunidade provocada pela utilização de um composto orgânico denominado Ayahuasca, fazendo comparativos com as faculdades catalogadas segundo a Ciência Espírita. Para que fosse possível uma análise mais apurada da fenomenologia provocada, o autor participou de mais de 70 experiências ao longo de 1 ano, tomando nota dos acontecimentos antes e depois de cada experiência
PALAVRAS-CHAVE: Santo Daime – ayahuasca – EFC – desdobramento – sonambulismo
__________________________
UMA AVALIAÇÃO DE OSTENSIVAS COMUNICAÇÕES COM UM FALECIDO MESTRE EM XADREZ COMO EVIDÊNCIA PARA SOBREVIVÊNCIA
Por Wolfgang Eisenbeiss & Dieter Hassler
Do original: Journal of the Society for Psychical Research [Vol. 70.2, No. 883 April 2006]
Traduzido por André Luís N. Soares, Bianca P. Vasques e Vitor Moura Visoni
RESUMO
Uma partida de xadrez supostamente entre um vivo e um falecido mestre em xadrez foi dirigida por Eisenbeiss e publicada nos anos 80 na mídia popular. Revisando o caso, e considerando o material que até então ainda não fora publicado, Hassler concluiu que o caso merecia profunda análise e publicação para a comunidade científica. Um resumo da partida, jogada ao nível de campeonato internacional, e as circunstâncias de sua intermediação por um médium psicógrafo que não tinha nenhum conhecimento sobre xadrez ou de sua história, forma a introdução para o material recentemente descoberto neste caso: durante o curso da partida, um substancial corpo de informações sobre a vida do mestre de xadrez desencarnado foi obtido, e que foi verificado com sucesso subseqüentemente, inclusive com um elemento inesperado. Uma avaliação da verificação revela que a parte ‘obscura’ das informações comunicadas foi 94% precisa. O valor do caso é para ser visto dentro da ostensiva comunicação de fatos objetivos (saber que) combinado com o exercício de habilidades mentais e intelectuais adquiridas (saber como) acima de um período prolongado de tempo, como também a revelação de informações obscuras inesperadas. Pesando numa mão a motivação psicológica subjacente para produção desta informações através do médium, e na outra, a psique desencarnada, a hipótese da sobrevivência é sugerida como a explicação mais plausível para o fluxo das informações.
PALAVRAS-CHAVE: Médium – mediunidade – comunicação mediúnica – xadrez
__________________________
A FORÇA DA AYAHUASCA (PARTE II) – Uma análise pela Ciência Espírita
POR KRAYHER
RESUMO
Revisamos alguns estudos acadêmicos sobre o atual estado de compreensão das consequências de ingestão do chá de Ayahuasca, a curto, médio e longo prazo. Nos deparamos com uma elevada quantidade de evidências das qualidades benéficas e medicinais da bebida enteógena. Há uma convergência em quase a totalidade dos artigos revisados sobre os efeitos positivos em indivíduos com idades entre 18 e 90 anos. Avaliamos também, pessoas com variados problemas crônicos psicofisiológicos[2], doenças como diabetes, neurodegenerativas, dependência química e pacientes em estado terminal por câncer e quando utilizadas no contexto terapêutico[3]. Ainda há muito o que descobrir e é cedo para uma conclusão definitiva sobre seus limites medicinais. Estamos convencidos, entretanto, de que a utilização da Ayahuasca no contexto religioso, tem como consequência natural, efeitos terapêuticos exponenciais que não oferecem riscos ao caráter psicológico ou físico dos indivíduos[4]. Embora cada novo estudo publicado lance ainda mais luz sobre o tema, a sociedade ainda está carregada de preconceitos e tabus[5], além de uma certa falta de interesse por parte de alguns profissionais da saúde, como psiquiatras e psicólogos. A Ayahuasca possui prevenções e contraindicações que são frequentemente ignoradas por entusiastas, nos esforçamos para circunscrever e delimitar os perigos da sua utilização sem as devidas precauções e preparos, uma boa observação judiciosa e com respeito, vale por meia experiência. Estas prevenções quando ignoradas podem acarretar em intensos efeitos colaterais negativos podendo resultar em coma e em raríssimos casos, ao óbito[6]. Experiências em laboratório com 50 vezes a dosagem ritualística, 150ml em média para um indivíduo de 70kg, levaram a óbito alguns roedores, mais especificamente ratas Wistar[7]. Embora o mesmo processo não possa ser aplicado em humanos, levando em consideração a enorme diferença entre espécies, ambiente, estado físico e psicológico. A ingestão de 7,5 litros de Ayahuasca em curto espaço de tempo, acarreta em um processo de expurgo[8] devido a quantidade de alcaloides no estômago e DMT nas fendas sinápticas. É necessário estabelecer padrões claros de utilização, delimitando seus efeitos e consequências a curto, médio e longo prazo. Portanto, vamos entender como esta mecânica a nível orgânico se processa.
PALAVRAS-CHAVE: Santo Daime – ayahuasca – EFC – desdobramento – sonambulismo
__________________________
IDENTIFICAÇÃO DE ÁGUA FLUIDIFICADA/ENERGIZADA POR MÉDIUM VIDENTE – UM EXPERIMENTO PILOTO
Janaína Dantas | Sandro Fontana
RESUMO
O passe é uma prática comum no meio espírita, consiste tecnicamente da crença da transmissão de energia de uma pessoa para outra. Acredita- se que tal energia pode ser mantida na água e que pode ser percebida por médiuns videntes. Este experimento buscou evidenciar o potencial de fluidificação das águas em centros espiritas diferentes, análogo às análises interpretativas de uma médium vidente, em descobrir amostras de água que passaram por um “passe” misturadas a amostras de água neutra. Encontramos resultados muito acima do acaso nos experimentos realizados, evidenciado que a crença espirita demonstra-se coerente com os resultados obtidos. Foram observadas uma série de características que são importantes para o conhecimento espirita e isso merece investigações e estudos futuros.
PALAVRAS CHAVE: Médium vidente, passe, água fluidificada, água energizada, passe coletivo, passe isolado.
__________________________
A FORÇA DA AYAHUASCA (PARTE III)
A CIÊNCIA MAGNÉTICA E O SONAMBULISMO PROVOCADO
Um mergulho nos fenômenos de Emancipação da Alma
Autor Krayher
RESUMO
Dedicamos a terceira e última parte deste artigo a compreensão dos fenômenos de emancipação da alma, que estão intimamente ligados às experiências espirituais que a Ayahuasca pode fornecer. Nas partes anteriores, conhecemos a história desta medicina milenar, os estudos científicos que visam desbravar seus limites e aplicações. Esperamos com isso derrubar a barreira de preconceitos que rodeiam sua utilização, como também fundamentar os perigos e prevenções seja no campo orgânico, seja no psicológico e espiritual.
PALAVRAS CHAVE: Santo Daime – ayahuasca – EFC – desdobramento – sonambulismo
__________________________
ÁGUAS MAGNETIZADAS: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA PARA AVALIAÇÃO DE ESTUDOS
Autor Victor Machado
RESUMO
O presente estudo analisa, de forma complementar, às pesquisas de Freire e Silva (2015) e Dantas e Fontana (2017). Os referidos estudos testaram médiuns videntes para a identificação de amostras de água exposta ao passe espírita, comparadas com outras ditas “água neutra”. Ambos os estudos citados não aprofundam os resultados numa probabilística, no entanto avaliemos aqui uma análise detalhada das chances ao acaso e comparar os resultados com os apresentados. De um modo geral os acertos ficaram muito acima do acaso, isto é, embora existam poucas amostragens (8 totais), os resultados de acertos ficaram expressivamente acima de qualquer chance da aleatoriedade (médium mais expressiva com valor de 0,00005% na classificação utilizada). Nosso resultado aponta para ratificar o entendimento e conclusão dos referidos pesquisadores.
PALAVRAS CHAVE: médium vidente, clarividência, passe, água magnetizada
__________________________
AVALIANDO PSICOGRAFIAS
Estudo piloto sobre convergência e divergência
Autor Sandro Fontana
RESUMO
O presente estudo buscou verificar convergências e divergências em cartas psicografadas sob controle parcial de vazamento de informações. Foram selecionadas duas cartas, das oito produzidas, pois essas demonstraram algumas informações interessantes quanto a dificuldade de se encontrar alguns dos dados fornecidos por meios normais e internet. Em ambas as cartas não foram encontradas divergências de informações, tanto de nomes de familiares como dos fatos envolvidos. Consideramos o resultado satisfatório, recomendando um experimento controlado afim de reduzir qualquer hipótese de vazamento ou de aquisição normal de informações por parte do médium.
PALAVRAS CHAVE: psicografia, médium, clarividência, cartas consoladoras